top of page
História
História 2.jpg
História 3.jpg
História 4.jpg
História 5.jpg
História 6.jpg
História 7.jpg
História 8.jpg
História 9.jpg
História_10.jpg
História_11.jpg
História_12.jpg
História_13.jpg
História_14.jpg
História_15.jpg
História_16.jpg
História_17.jpg
História_18.jpg
História_19.jpg
História_20.jpg
História_21.jpg
História_22.jpg
História_23.jpg
História_24.jpg
História_25.jpg
História_26.jpg
História_27.jpg
História_28.jpg
História_29.jpg
História_30.jpg
História_31.jpg
História_32.jpg
História_33.jpg
Linha do Tempo

Uma história construída a muitas mãos

 

Há 20 anos duas pessoas portadoras de deficiência abordaram a professora Maria Augusta Vilarinho, que já tinha uma história de luta pelos direitos das pessoas às políticas públicas. O ano era 1994.  Queriam que Maria Augusta abrisse o caminho para criar uma instituição que garantisse aos deficientes o direito à vida e o direito de viver em sociedade. Começava aí uma história de muita luta, mas também de sucesso que hoje mantém 100 pessoas, estendendo seus serviços para toda a família. A filosofia essencial: levar o deficiente a se encontrar enquanto ser humano capaz de participar da sociedade sem medos ou receios, colocando a inclusão social, como ponto de partida. Além disso, trabalhar para garantir os direitos públicos e participação da rede pública de atendimento assistencial, de saúde e de educação.

A ABAVIN trilhou um caminho muito à frente. Atende 400 pessoas considerando os deficientes e toda família. Criou uma equipe multidisciplinar com 15 diferentes profissionais, abrangendo especialidade como assistência social, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermeira, psicopedagogia, nutricionista, musicoterapia, educação física, artes, informática e vários serviços de apoio, como motoristas, cozinheiras e monitores. 

 

Ancorada da filosofia inicial Maria Augusta Vilarinho afirma: “quero levar os deficientes para perto das pessoas, da sociedade, do burburinho. Para que eles sintam que ser diferente é um detalhe”. Com está premissa simples foi capaz de inseri-los na sociedade, transformar histórias de vida, acompanhar progressos, colocá-los no sistema de ensino municipal e começar uma nova aventura que é a Unidade 2 da ABAVIN: o projeto Redescobrindo o Aprender.

 

Este projeto nasceu dentro da ABAVIN e seu objetivo é aperfeiçoar o aprendizado de crianças na rede de ensino público. A princípio teve suas atividades desenvolvidas na Unidade 1. Em 2014 cresceu em número de alunos, obrigando a criação de uma nova Unidade 2 da ABVIN. Já atende 180 crianças e adolescentes, ampliando uma rede que alcança mais de 600 pessoas considerando o núcleo familiar de cada criança. Todos são alunos das escolas municipais. O objetivo: vencer dificuldades para o aprender. Para isso uma nova equipe especializada e multidisciplinar foi criada com 10 especialidades diferentes dando suporte às crianças nas aulas, orientando família, professores e diretores de escolas. ABAVIN e Secretaria Municipal de Educação selaram parceria nessa nova caminhada.

 

Desde 1994 a ABAVIN tece uma rede de atendimento especializado, amplia serviços, qualifica seu atendimento e propõe novos caminhos com uma visão de futuro que se define em resgatar vidas e democracia social.

 

Canais

bottom of page